Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão renovar sua senha/fé de vida até 31 de dezembro deste ano. Antes, a data-limite era 28 de fevereiro, mas a Previdência prorrogou o prazo para permitir que os 4,7 milhões de beneficiários que ainda não atualizaram seus dados procurem o seu banco.
A renovação de senha/fé de vida é realizada para dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamento de benefícios indevidos e fraudes. Segundo o governo, dos 4,7 milhões de beneficiários (15% do total dos 31,2 milhões de benefícios ativos da Previdência Social) que não haviam realizado a renovação até 14 de janeiro, 97% são segurados que recebem por meio de conta corrente e devem, obrigatoriamente, fazer a renovação.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deve ir diretamente ao banco em que recebe o dinheiro. Aqueles que recebem por meio de cartão magnético e ainda não realizaram a renovação também têm até 31 de dezembro. É preciso ter em mãos documento de identificação com foto e de fé pública (como carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho). Se o beneficiário não puder ir ao banco, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal.
Deixe uma resposta